Sociable

2009-08-10

Oque você esta fazendo?

Pois bem meus caros a resposta é... Não sei.

Não faço a mínima idéia qual a utilidade do twiiter, na verdade acho que ninguém ao certo sabe, esse passarinho azul a principio não foi criado para ser um site de relacionamento da web, não meus queridos, a idéia inicial do twitter era ser algo móbile, vide o Nerdcast 161 “@nerdcast em 140 caracteres #twitter, caso não tenha paciência o tio google te ajuda, mas o fato existem inúmeras utilidades pro twiitter, algumas pessoas usam pra divulgação seja do que for, shows, saídas, cinemas, eventos e qualquer outra coisa, muitos dos blogueiros no twitter fazem isto, o Marcel ( @bqeg) do Byte que eu gosto, o Eden (@E_d_e_n) do Um passinho a frente e Até mesmo um dos mais famosos blogueiros do Brasil o Sr Carlos @Cardoso com o novo blog Passaralho Twitteiro, outros ainda como o @HomerRamone daqui do UP só usa como extensão do Blip mandando dezenas de musicas por dia ou ainda há a inutilidade do total da plataforma dividindo links estranhos e/ou legais, desabafos, frases soltas, ou narração do cotidiano.

Mas nem tudo são Jabás, ou coisas inúteis, há também o uso profissional deste microblog, os famosos acharam nele uma ótima ferramenta para contato com o publico, afinal de contas é um meio termo fantástico, você pode bombardear seus fãs de informações sobre você, mas só as que você quiser que eles tenham. Os sites de noticias e noticias de nicho também acharam no passarinho um meio de divulgar as noticias, pra quem tem preguiça de ficar fuçando em sites pode, por exemplo, acompanhar o twitter da @G1 ou pra mais específicos como na publicidade acompanhar o @BlueBusbr ou assuntos de cultura pop o @Judão ou @JNN, o fato é o uso do twitter como drops é muito interessante e funcional, vale a pena. Há alguns usos específicos como o caso da srta Dani_luxo, pois é, uma garota de programa no twitter, conseguiu renome e followers por meios inusitados, como prometendo fotos Sexys para Retwits (famoso RT, ato de reenviar uma mensagem que alguém mandou) ou strips na webcam por Follow Fridays (basicamente indique profiles que valem a pena se seguir toda sexta feira), brecha achada, brecha utilizada, está de parabéns.

Agora ao meu ver o uso mais interessante profissionalmente do twitter é uma mescla dos acima citados, uma ferramenta de feedback e viralização de informações de um nível altamente incalculável, lojas online como @Nerdstore usam a ferramenta como uma forma de responder rápido aos consumidores e interagir descobrindo um contato mais próximo com o cliente, em entrevista com o @GabrielRossi, especialista em marketing digital o guru Brad VanAuken, Chief Brand Strategist do The Blake Project, coautor de um dos mais famosos blogs de branding do mundo na atualidade - o Branding Strategy Insider - e autor de um dos livros que já é considerando um clássico no tema, o “Brand Aid” fala bastante sobre o uso desta ferramenta entre outras.

O Twitter tem um potencial em marketing absurdo, pois eleva os graus de propagação do boca a boca, eu que sou um mero twitteiro fraco e com poucos followers só 128 descontando o spam devo ter aproximadamente uns 80 seguidores realmente relevantes, e uns poucos com quem me relaciono mais (até vale a pena citar; @DarkFlames, @JuliMello, @Maza_H, @Karaku71, @Fe_Nunes, @Vinibar e @Denismoribe) São só 7 nomes de 128 ok? Mas imagine que estes 7 tenham mais 7... Com duas cadeias de RT minha mensagem seria repetida 49 vezes para centenas, quiçá milhares de pessoas. Um mandamento do marketing dizia que um consumidor satisfeito repassa as informações pra 3 amigos, mas um insatisfeito conta para 10... Passado meus amigos um Monstro do Marketing, Peter Black Shawn, lançou um livro com o titulo Satisfied Customers Tell Three Friens Angry Customers tell 3000, pois é isso ai o numero de alcance graças a web subiu miseras 2990 pessoas ...não é exagero dêem uma olhada no caso Dell Hell, infelizmente não consegui achar o link para os Posts do Ian Black para o finado enloucrescendo que exemplificava bem principalmente no terceiro post que ele pedia experiências com a dell para seus seguidores no twitter e recebeu em minutos mais de 200 replies contando experiências com a marca, a Dell Hoje deu a volta por cima e se mostra uma empresa extremamente atenta as necessidades dos cliente, hoje pela manhã o Marcel ( @bqeg) demonstrou isso ao postar no twitpick uma foto de um parafuso, o caso é a dell entregou 1500 computadores na empresa em que ele trabalha e notaram a falta de um parafuso em uma das maquinas pra remediar o erro mandaram um motoboy entregar, pagaram embalagem e frete algo que de ter saído em torno de R$ 20,00 para um parafuso que custa R$0,04 centavos, fato é com investimento de 20 reais receberam feedback positivo de uma pessoa que disse isso pra 1408 seguidores no twitter e agora é citado em um blog que ficará não sei quanto tempo no ar.

Por essas e outras meu caro, apesar de não saber pra que serve, to no twitter vou ficar nele e recomendo se você não quer informações, pelo menos é divertido.

vou lançar aqui alguns profiles que eu Sigo dividos em categorias

EQUIPE UP

@RicoCorreiaUP
@HomerRamone
@mayranas

Grandes Mestres do Marketing

@DigitalBranding
@pblackshaw
@ johngerzema

Ilustradores, desenhista e afns.

@malvados
@Clarinhag
@sabadoqualquer
@Doutor_pepper

Programadores e Designers

@Mjcoffeholic
@Makarrao
@DarkFlames

Noticias (diversas)

@JUDAOcombr (variedades)
@JNN (Variedades)
@Bluebusbr (Publicidade & Marketing)
@Brazucah (cinema nacional)

Blogueiros

@baunilha
@Cardoso
@BQEG
@IzzyNobre
@Borbs
@Ana_Freitas
@Inagaki


Humor / engraçaralhos

@naosalvo
@BonecaoDoPosto
@OCriador


Um comentário:

DarK FlameS disse...

Mandow bem no texto, ate compartilhei no reader pra galera que ainda não usa o twitter conhecer um pouco mais deste megauniverso do microblog... abraços